domingo, 21 de outubro de 2012

De repente, o silêncio!

Durante exatos dois meses após o nascimento do Nícolas, a trilha sonora da minha vida foi choro. Não era um chorinho, não. Era um choro desesperado e sem fim. Alguém pode dizer: "Normal, cólicas!", eu administrava remédio, eu punha bem coladinho em meu corpo com a finalidade de aquecê-lo, eu tentava de tudo e o choro não cessava.
Eu me sentia uma mãe incompetente e acredito que os vizinhos também me consideravam assim. Eu li tudo relacionado ao sono do bebê, porque o choro persistia, mesmo com a barriga cheia, mesmo com a fralda limpa, mesmo no colo, mesmo após tomar o remédio para cólica. 
Tentei vários métodos como ficar com Nícolas, fazendo carinho, conversando baixinho, enquanto ele ficava no berço, mas aí é que ele chorava. Pesquisei muito, li muito inclusive um blog que recomendo às mães desesperadas: http://sonodobebe.blogspot.com.br
Nem preciso dizer que deixei chorar e depois que ele conseguia dormir, quem chorava era eu, me sentindo a pior das carrascas. Prometi que ia balançá-lo pra dormir até os 18 anos, mas NUNCA MAIS iria deixá-lo chorar sem pô-lo no colo.
Até que resolvi reler um livro que havia visto durante a gestação: Os Segredos de uma Encantadora de Bebês com Tracy Hogg e Melinda Blau.
Ela explica que a maioria dos bebês mau-humorados, ranzinzas (como era o Nícolas), tem o mesmo problema em comum: SONO.
Ela não é adepta da cama compartilhada e muito menos de balançar o bebê para dormir. Seu método consiste em observar o bebê que sinaliza que está com sono, por bocejar, coçar os olhos, mover a cabeça pra lá e pra cá. Dentre a descrição dela meu bebê fazia parte dos bebês irritáveis, o que significava que se ele bocejasse três vezes e eu não desacelerasse, parasse de conversar, brincar e o estimular, ele iria explodir de tão cansado  e desencadearia um choro contínuo.
Meu bebê tinha menos de três meses e segundo a autora absorveria esse hábito de dormir sozinho, sem balançado e por mais tempo em três dias - isso não aconteceu comigo. Foi preciso exatos quinze dias pra eu perceber que sim, Nícolas entrou no ritmo!
Foi numa quinta-feira após mais uma noite mal-dormida, sem ter tomado nem banho e muito menos café da manhã, e percebendo que Nícolas estava com a fralda limpa, bem amamentado, sem febre (medi.), porém chorando que eu o coloquei no berço e disse a mim mesma: "É sono!" e comecei a dar tapinhas nas costas de Nícolas cadenciadas tal qual as batidas do coração - tum-tum, tum-tum, tum-tum. 
Acho que isso fez toda a diferença naquele dia, EU ACREDITEI QUE FUNCIONARIA! Todas as técnicas até então usadas, eu achei que estava maltratando meu filho, como no caso da ferberização (deixar chorar pra dormir). Mas naquele dia eu confiei no conhecimento adquirido no livro e dentro de dois minutos, eu vi meu pequeno gargantinha de aço dormir o soninho que tanto ansiava. Não arredei o pé e mantive minha disposição de fazê-lo dormir no seu cantinho e se acalmar sozinho. Hoje, um mês depois, a partir do momento que eu faço a leitura dos sinais (bocejo, olhos coçando etc), eu o coloco em seu berço, ele chupa o dedinho (ás vezes coloco o dedinho na boquinha dele), se estiver muito cansado dorme logo, senão, fica acordado chupando o dedinho e pega no sono.
Quando observo que ele dormiu, logo vem a minha mente a canção "We are the champions, my friend!" rsrsrs e é realmente uma vitória. Só quem já ficou um dia inteiro, passeando, dançando com um bebê de 5kg no colo durante o dia sabe do que estou falando. No fim da tarde o bebê pesa 5 toneladas nos seus braços. hehehe
A jornada é longa, acabei de começar a trilhá-la, mas é bom ter o controle da situação. Antes eu me sentia horrível perante meu pequeno ditador que sequer aceitava que eu me sentasse com ele em meus braços, hoje ele sabe seu lugar no "bando" e sabe que eu entendo suas necessidades. "Durma bem, meu filho!"

No próximo post: um aliado inesperado!

2 comentários:

  1. Parabéns Aracy! Li o livro e confesso que não consegui fazer a Giulia entrar na rotina! Falha minha, claro! Faço uso da cama compartilhada, por enquanto...mas de qquer forma, tô feliz e tranquila com o rumo que as coisas tomaram! A Giulia dorme bem! Mas já sofri bastante com as noites em claro...até fiz um post sobre isso uma vez (http://tudosobremae.com.br/noites-mal-dormidas-e-o-ursinho-do-sono/)
    Bom, vamos ver quando eu fizer o quartinho montessoriano! Provavelmente, será uma grande batalha até ela se acostumar a dormir sozinha! Mas, faz parte!
    Beijos! Tô adorando o blog!

    ResponderExcluir